• Criança

Publicações: Trajetórias de Sucesso Escolar

Estratégia do UNICEF e parceiros visa contribuir com as escolas públicas na construção de boas práticas para que estudantes que estão em atraso escolar consigam superar desafios e alcançar o sucesso.

Publicações: Trajetórias de Sucesso Escolar

(Foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório)

Há, no Brasil, 7,2 milhões de crianças e adolescentes em atraso escolar no Brasil (Censo Escolar, 2017), ou seja, possuem dois ou mais anos de atraso em sua trajetória porque, em algum momento, foram reprovados ou evadiram e tiveram que retornar para o mesmo ano escolar.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, elaborada pelo UNICEF em parceria com o Instituto NET Claro Embratel e a organização da sociedade civil Cidade Escola Aprendiz, tem como objetivo apoiar municípios e Estados na definição, implementação e avaliação de políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série.

Abordar a distorção idade-série implica um olhar acurado sobre o racismo e na implementação de ações que abranjam essa perspectiva e as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam sobre a cultura afro-brasileira e indígena.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar envolve quatro etapas:

  • Diagnóstico:  identificação dos dados sobre atraso escolar; da legislação; dos recursos da escola; dos equipamentos, ações e recursos da comunidade
  • Planejamento:  elaboração de plano de ação e de proposta pedagógica participativa, flexível e adaptada aos estudantes em distorção idade-série;
  • Desenvolvimento:  execução, acompanhamento e avaliação da proposta.
  • Adesão:  engajamento das escolas, dos parceiros, dos estudantes, das famílias e da comunidade escolar

A metodologia estimula e orienta as redes e as escolas para a construção de currículos específicos, com caráter de terminalidade e que envolvam a participação de professores(as) e estudantes na sua elaboração.
Acesse: http://trajetoriaescolar.org.br

(Publicado em 08/11/2019)

Fontes:
- Recomendações do Trajetórias de Sucesso Escolar
- Trajetórias de sucesso escolar   (Unicef)

 

- Download PDF -

Reprovação, distorção idade-série e abandono escolar
Dados do Censo Escolar 2018 publicados no site da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (trajetoriaescolar.org.br) do UNICEF e parceiros. A publicação traz análise atualizada e inédita de dados nacionais sobre abandono, reprovação e atraso escolar baseados no Censo Escolar. O documento revela que 3,5 milhões de estudantes brasileiros de escolas públicas municipais e estaduais foram reprovados ou abandonaram a escola em 2018.
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 5,75MB - 13 págs - Outubro, 2019)

- Download PDF -

Trajetórias de Sucesso Escolar – Recomendações para os Gestores das Redes de Ensino
O caderno Trajetórias de Sucesso Escolar para Gestores Municipais e Estaduais apresenta possibilidades para que esses profissionais possam refletir e atuar sobre a situação do território e mobilizar todas as instituições públicas e da sociedade civil para enfrentar a situação dos estudantes em atraso escolar, por meio da construção de um plano de ação que contribua para que as escolas construam propostas pedagógicas específicas para esses estudantes.
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 5,74MB - 68 págs - Março, 2019)

- Download PDF -

Trajetórias de Sucesso Escolar – Recomendações para os Gestores Escolares
O gestor escolar deve refletir e atuar sobre a situação da sua escola e mobilizar a comunidade escolar para construir uma proposta pedagógica específica para os estudantes em distorção idade-série. O desafio é construir um currículo diferenciado para as crianças e adolescentes em atraso escolar que os permita avançar em seus estudos e que garanta seus direitos de aprendizagem. Confira caminhos possíveis no caderno Trajetórias de Sucesso Escolar para Gestores Escolares.
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 7,51MB - 84 págs - Março, 2019)

- Download PDF -

Trajetórias de Sucesso Escolar – Recomendações para os Professores
Os professores e professoras serão os grandes responsáveis na escola de desenvolver ações com os estudantes. O caderno da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar para Professores prevê uma ação conjunta da gestão do estado e do município, da equipe diretiva da escola e de um grupo de docentes. Seu engajamento é fundamental para que coletivamente se consiga assegurar às crianças e adolescentes brasileiros melhores oportunidades de aprendizagem, como parte da garantia do seu direito a educação.
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 5,94MB - 80 págs - Março, 2019)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Combate ao Abandono Escolar
»   Educação
»   Educação: Evasão Escolar

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (07/11/2019)   EDUCAÇÃO - Unicef faz alerta sobre os estudantes brasileiros
»   (23/05/2018)   RÁDIO - Entenda o que é a evasão escolar e quais são as suas causas
»   (05/09/2017)   EDUCAÇÃO - Unicef notifica evasão escolar com SMS

Download:   (arquivo ZIP)
»   Trajetórias de Sucesso Escolar - Cadernos de Recomendações   (3 cadernos - ZIP)

Referências:   (links externos)
»   AvisaLa - Formação Continuada de Educadores
»   Cidade Escola Aprendiz
»   CEDAC - Comunidade Educativa
»   Curso online Trajetórias de Sucesso Escolar
»   Instituto Claro
»   Itaú Social
»   Trajetórias de Sucesso Escolar
»   UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem