Notícias

28/02/2014

CAMPANHA - Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente

Compartilhar no Facebook©

 

Proteja nossas crianças e adolescentes.

Proteja nossas crianças e adolescentes.

Todos os anos, o governo federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR, com o apoio do UNICEF e parceiros, realiza a Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, como forma de conscientizar a sociedade sobre a incidência dessa prática em todo o País.

Neste carnaval, não desvie o olhar!
Denuncie a violência contra crianças e adolescentes.

O que fazer se identificar crianças ou adolescentes com seus direitos violados?

•  Informe ao Conselho Tutelar mais próximo;

•  Procure o policial ou o agente de segurança mais próximo de você;

•  Disque 100 (ligação gratuita e anônima); ou

•  Baixe o aplicativo PROTEJA BRASIL para iOS ou Android. O aplicativo mostrará para você a localização e os telefones da instituição especializada mais próxima a você, como delegacia ou conselho tutelar. Se você tiver dúvida sobre o tipo de violência, o aplicativo apresenta todas as informações.

Você precisa seguir apenas três passos.

Você precisa seguir apenas três passos:

•  Passo 1
Faça o download do app compatível com o seu celular (na Apple Store ou Google Play).

•  Passo 2
Permita que o aplicativo acesse a sua localização.

•  Passo 3
Selecione a delegacia mais próxima de você e faça sua denúncia, que pode ser anônima.

Saiba mais em www.protejabrasil.com.br

Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA. Divulgue esta campanha, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100.

Proteger nossos meninos e meninas de todas as formas de violência é uma responsabilidade de todos!

[Fonte: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância]

 

Entrevista: Campanha de Carnaval pelo fim da violência sexual

A Childhood Brasil e o Programa Na Mão Certa ressaltam a importância da participação das empresas na campanha de carnaval. Uma série de materiais de divulgação estão disponíveis, gratuitamente, para as empresas que quiserem participar.

Para ter acesso aos materiais, entre em contato com a Central de Atendimento do Programa Na Mão Certa pelo telefone (11) 3782-1621 ou e-mail: atendimento@namaocerta.org.br

Nessa entrevista, a Coordenadora Geral do Programa nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Presidência da República, Silvia Giugliani, fala sobre a campanha do carnaval 2014.

Na Mão Certa - O que esperar da campanha nacional de carnaval, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes?

Silvia - Em eventos de grande porte, como o carnaval, os riscos aumentam. Crianças e adolescentes ficam mais expostos e vulneráveis. Nesse sentido, é preciso intensificar o alerta à sociedade, para que sejamos, todos nós, atores protagonistas para assegurar às crianças e adolescentes seu lugar de prioridade absoluta, expresso na Lei 8069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nosso objetivo, nesse carnaval, é potencializar nossas comunicações. Sensibilizar a sociedade para que não desvie o olhar ao perceber situações, movimentos, comportamentos que exponham as crianças e adolescentes. Nosso dever com a cidadania é denunciar, encaminhar a situação para que serviços e instâncias da rede de proteção investiguem e assegurem os encaminhamentos que sejam necessários. Denunciar as situações de violência, abuso, exploração sexual contra crianças e adolescentes é defender a vida, o desenvolvimento, os projetos e sonhos da infância e da juventude.

Na Mão Certa - Como isso pode ser feito?

Silvia - Destacamos o Disque100 e o contato com o Conselho Tutelar, que fará plantões para estar 24 horas com possibilidade de receber denúncias ou casos que cheguem para atendimento. Se você se deparar com o problema, disque 100 e denuncie. Não é necessário se identificar. O caso será levado adiante e você receberá um número de protocolo para acompanhar a ocorrência. Procure o Conselho Tutelar, a polícia, o Ministério Público. O que não dá é pra fechar os olhos. É preciso denunciar. A infância agradece.

Na Mão Certa - Qual é o mote da campanha?

Silvia - A campanha já está em desenvolvimento e se chama "Proteja Brasil". É uma ação continuada, que visa a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Representada por um trio de "macaquinhos", que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a campanha já se tornou tradicional, muita gente conhece. Quem ainda não teve contato com a campanha poderá conhecer agora.

Para o Carnaval, especificamente, as personagens ganharam fantasias alusivas ao período. A ideia central é motivar as pessoas para que fiquem atentas, que ouçam, que vejam e que falem sobre o problema. Nós estamos contamos com a participação de todos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na Mão Certa - Como cada um pode fazer a sua parte?

Silvia - Assuma o lugar de quem se compromete com os Direitos Humanos. Relate toda situação que causar estranhamento, toda situação de violência contra crianças e adolescentes. No ano que passou, registramos 124 mil denúncias por intermédio do Disque 100. O dado é muito expressivo e exige ação, exige compromisso social, exige políticas públicas efetivas. Temos muito que fazer no que diz respeito à proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Em parceria com a sociedade, com governos, com empresas, com organizações em geral, vamos enfrentar o problema como ele merece ser enfrentado.

[Fonte: Childhood - Programa na Mão Certa]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Campanhas & Programas
»   Carnaval
»   Combate à Violência
»   Vídeos

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (11/02/2014) CARNAVAL - Campanha de Enfrentamento a Violência Contra a Criança e o Adolescente
»   (02/12/2013) UNICEF - Proteja Brasil
»   (25/07/2013) TECNOLOGIA - Aplicativo para celular indica locais para denúncias de violação aos direitos
»   (03/02/2013) CARNAVAL - SDH lança 8ª Edição da Campanha Nacional de Carnaval

Download:   (arquivo PDF)
»   Banner da campanha (tamanho reduzido)

Referências:   (links externos)
»   Childhood Brasil (Instituto WCF)
»   Programa na Mão Certa (Childhood)
»   SDH/PR - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
»   UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância
»   YouTube - Canal Portal Brasil

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.