Notícias

27/02/2014

ENFRENTAMENTO - Subsidiárias da Petrobras reforçam compromisso

Compartilhar no Facebook©

 

Subsidiárias da Petrobras reforçam compromisso de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participou da assinatura do compromisso.

ENFRENTAMENTO - Subsidiárias da Petrobras reforçam compromisso

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
(Foto de Tiago Belinski)

Presidentes de quatro subsidiárias da Petrobras - Petrobras Distribuidora, Transpetro, Petrobras Biocombustível e Liquigás - assinaram nesta terça-feira (11/02), no Rio de Janeiro, a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa, uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), visa reforçar o compromisso das empresas do Sistema Petrobras em desenvolver ações para evitar a violência sexual de crianças e adolescentes nas suas cadeias produtivas, incluindo fornecedores e parceiros comerciais.

Durante a cerimônia, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, enfatizou que é necessário engrossar as fileiras neste combate, e unir o governo, as empresas e a sociedade na causa. A ministra reconheceu a importância da adesão do Sistema Petrobras no enfrentamento contra a violência sexual infanto-juvenil.

"Com a assinatura do compromisso, damos mais um passo na direção do estabelecimento de uma grande rede, que alcança do presidente até o trabalhador que está na ponta. Uma rede que pode ser mais forte que as redes criminosas", destacou Maria do Rosário. A Ministra lembrou que Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República deve à Petrobras a estruturação de uma poderosa ferramenta de defesa das crianças e dos adolescentes, que é o Disque Direitos Humanos - Disque 100.

De acordo com a ministra, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República deve à Petrobras a estruturação de uma poderosa ferramenta de defesa das crianças e dos adolescentes, que é o Disque 100.

"A Petrobras foi a responsável por consolidar este que é um dos principais sistemas de proteção infanto-juvenil. Mas a empresa e suas subsidiárias também merecem destaque pela realização da Caravana Siga Bem, campanha que conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal, e é fundamental na prevenção da violência contra as crianças e jovens ao longo das estradas brasileiras", disse a ministra.

Além da ministra, participaram do evento os presidentes das subsidiárias, José Lima de Andrade Neto (Petrobras Distribuidora), Sérgio Machado (Transpetro), Miguel Rosseto (Petrobras Biocombustível), Antonio Rubens Silvino (Liquigás), o diretor da área Corporativa e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, e o gerente executivo de Responsabilidade Social, Armando Tripodi, entre outros convidados.

Ações

A Petrobras (controladora) é signatária do Pacto Global, da ONU, reforçando seu comprometimento com a promoção dos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção. Entre outras ações, a companhia patrocina desde 2003, em parceria com a Petrobras Distribuidora, a Caravana Siga Bem, considerada a maior ação de responsabilidade social itinerante da América Latina.

Em 2013, a Caravana Siga Bem percorreu mais de 21 mil quilômetros de estradas federais, e 21 estados e 57 municípios brasileiros. Neste percurso, foram visitados 42 postos da Rede Siga Bem da Petrobras Distribuidora, assim como divulgadas ações do Siga Bem Criança, que tem como objetivo sensibilizar os caminhoneiros do seu importante papel de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Petrobras Distribuidora, e a Liquigás, são reconhecidas há 15 anos como empresas signatárias do Selo "Empresa Amiga da Criança", concedido pela Fundação Abrinq. A Petrobras Distribuidora é membro também, desde 2012, do Pacto Empresarial do Programa na Mão Certa da Fundação Childhood, instituição americana com atuação internacional, que tem o compromisso de enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias.

As ações desenvolvidas pela Petrobras, Petrobras Distribuidora, e pela Liquigás incluem, desde 2006, a divulgação do Disque 100, e o projeto Siga Bem Criança. A atuação da Liquigás envolve a conscientização de caminhoneiros sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil nas estradas brasileiras. Todos os caminhões da Companhia são adesivados com o telefone do Disque Denúncia 100. A Transpetro também faz sua parte no combate à exploração contra crianças e adolescentes, com a divulgação do Disque 100, e a participação na Campanha de 18 de Maio (Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes).

Juntas, a Petrobras e suas subsidiárias mantêm cláusulas contratuais com fornecedores, clientes e parceiros, que vetam a utilização de mão-de-obra em condições degradantes e de trabalho infantil.

Ainda no Rio de Janeiro, Rosário participou de reunião de adesão da Construtora Norberto Odebrecht à Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Participaram da reunião o presidente de Infraestrutura da empresa, Benedicto Barbosa da Silva Júnior; o diretor de Sustentabilidade, Luis Gabriel Azevedo; e o diretor de Comunicação, Antonio Carlos Faria. De parte da SDH/PR participaram, além da ministra, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart; e o diretor de Comunicação Social, Antonio Carlos Lima.

Assessoria de Comunicação Social com Agência Petrobras

Fontes:
[Petrobras - Notícias - 12/02/2014]
[SDH/PR - Notícias - 11/02/2014]
[Gazeta do Litoral - 12/02/2014]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
»   Publicações: Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Referências:   (links externos)
»   Petrobras
»   Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania
»   SDH/PR - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.