• Criança

Publicações: Manuais de Boas Práticas - Agências de Viagem

 

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social une-se à AMAS e à Childhood Brasil para a construção dos Manuais de Boas Práticas destinados aos profissionais do trade de turismo com o objetivo de conscientizar agentes de viagem e demais operadores do setor turístico a respeito da promoção do turismo engajado com as causas de proteção do público infantojuvenil. Nos materiais aqui disponíveis, você encontrará informações e orientações que o auxiliarão a compreender como atuar de maneira a proteger nossas crianças e adolescentes da violência e exploração sexual. De posse desse material, você torna-se também um multiplicador da atuação social em prol da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, tendo em mãos um instrumento que servirá de insumo para guiar, sensibilizar e engajar outros cidadãos no combate à exploração sexual infanto juvenil.

Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo FIFA, em 2014, são alguns dos grandes eventos de abrangência internacional que farão do Brasil destaque no cenário turístico mundial nos próximos anos. Por isso, conscientizar os profissionais atuantes no setor hoteleiro, agências de viagens, transportes e outros coloca-se como fundamental, tendo em vista esses grandes eventos esportivos que Belo Horizonte irá sediar.

Que a discussão de novas ideias fomentada aqui pela disponibilização dos Manuais de Boas Práticas seja capaz de concretizar novos compromissos em favor do público infantojuvenil. A todos uma boa leitura!

[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]

 

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Agências de Viagem
Este Manual de Boas Práticas, produzido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, trata da importância de desenvolver ações éticas e responsáveis para as Agências de Viagem. Desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil e referendado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/MG).
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 0,98MB - 66págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Transporte
Este Manual apresenta sugestões de boas práticas, iniciativas simples, eficientes e de baixo custo que fazem a diferença na promoção do um turismo sustentável e comprometido com o respeito aos direitos da criança e do adolescente. Produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, o material foi desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil.
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 1,01MB - 62págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Bares e Restaurantes
Produzido pela Prefeitura de Belo Horizonte, tem o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil. O Manual é dirigido para o setor de bares e restaurantes que desempenham um papel estratégico na dinâmica de lazer de uma cidade, funcionando como locais de encontros, baladas e festas, sendo referendado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL MG).
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 0,95MB - 62págs - 26/03/2013)

- Download PDF -

Manual de Boas Práticas - Hospedagem
Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH) referenda este Manual de Boas Práticas para o segmento de meios de hospedagem com o objetivo de aprimorar o controle do acesso de crianças e adolescentes acompanhadas ou desacompanhadas de pais ou responsáveis às unidades habitacionais. O material foi produzido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com o intuito de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e desenvolvido pela Associação Municipal de Assistência Social (AMAS), em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, por meio do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PAIR), em parceria com a Childhood Brasil.
[Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG]
 
Download:     [ opção 1 ]     [ opção 2 ]     [ opção 3 ]
 
(formato PDF - tamanho 1,00MB - 78págs - 26/03/2013)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Campanha "Que exploração é essa?"
»  Código Mundial de Ética do Turismo - 01/10/1999
»  Hospedagem de Crianças e Adolescentes (Temas Especiais)
»  Leis & Normas Internacionais (índice)
»  TURISMO SEXUAL - I Ciclo de Palestras Orientativas sobre Hospedagem de Crianças (Notícia 17/12/2012)
»  TURISMO SEXUAL - Manuais de Boas Práticas (Notícia 08/04/2013)

Referências:   (links externos)
»  ABIH-PR - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná
»  AMAS - Associação Municipal de Assistência Social
»  Childhood Brasil
»  OMT - Organização Mundial do Turismo (inglês)
»  Ministério do Turismo
»  SETU/PR - Secretaria Estadual de Turismo do Paraná

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem