• Criança

Relação família e escola uma proposta para a formação integral

 

Dorotéa A. Merchiori Stoco
Colégio Estadual Sagrada Família - Campo Largo/PR

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades educacionais têm a obrigação de fazer a articulação com as famílias. Os pais têm o direito a tomar conhecimento do processo educacional, bem como participar do desenvolvimento da Proposta Pedagógica da Escola.

É uma oportunidade para a família valorizar e reconhecer a instituição escolar e ao mesmo tempo incentivar a caminhada estudantil dos filhos, oportunizando um percurso mais significativo, incentivando a cultura e a contribuição desta para a qualidade da educação.

Participar e vivenciar situações da escola, valoriza e incentiva os filhos a aprenderem muito mais, destaca a aprendizagem como moeda fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais conhecedora da sua cultura e prepara o cidadão para interagir de forma significativa.

Neste sentido, é que se desenvolveu no Colégio Estadual Sagrada Família de Campo Largo o projeto ESCOLA E PAIS JUNTOS PARA ESTIMULAR A BUSCA DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO INTEGRAL, com o envolvimento dos alunos e familiares do Curso de Formação de Docentes.

No primeiro momento, expôs-se sobre a importância da formação acadêmica, sendo esta, o caminho para o desenvolvimento da profissão, a competência do "ser professor"; a compreensão de que a prática pedagógica é o elemento articulador da relação teoria e prática, para a sua profissionalização e a importância das disciplinas contidas na matriz curricular do curso. Ressaltou - se a importância da família na formação integral do aluno.

No segundo encontro, os alunos apresentaram algumas atividades desenvolvidas no trimestre em que se evidenciou os sentidos e significados de ser professor na sociedade atual. Foi exposto a importância da infância no desenvolvimento da pessoa, além de dicas e passos para fazer acontecer no dia-a-dia de cada cidadão e a necessidade do apoio e envolvimento da família na formação dos estudantes.

No terceiro momento, houve a participação da família em que as apresentações destacaram a importância e o valor das profissões, dentre elas: as tarefas envolvendo o aproveitamento dos resíduos industriais; o trabalho com artesanato em cerâmica e artes manuais; o destaque ao trabalho do "Professor", com o depoimento de vários profissionais, esclarecimento sobre o curso de Pedagogia e os aspectos que enaltecem a relação aluno x professor, fundamentais para dar sentidos e significados ao mestre.

O projeto é da Professora Pedagoga Dorotéa A. Merchiori Stoco, com a participação efetiva dos professores de Prática de Formação: Glaci Sarnecki, Rita de Cássia Mazzon Gequelin, Norma da P. Lunardon Augusto, com o apoio da direção Lúcia Staron.

Foi desenvolvido em sala de aula e apresentado no Salão Nobre do CESF por meio de: palestras, vídeos motivacionais, apresentações teatrais, recitais, dinâmicas, apresentações de danças, depoimentos de profissionais.

Este trabalho proporcionou um envolvimento positivo com a Família, pois pelas pesquisas recentes, os pais interessados, engajados na vida escolar dos filhos, influenciam positivamente na aprendizagem, gerando mais segurança e autonomia. A participação da família foi destaque nas apresentações, oportunizando uma valorização da profissão e seus vários caminhos, aspectos fundamentais para a formação.

Campo Largo, novembro de 2012.

Colégio Estadual Sagrada Família - Campo Largo/PR

 

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