• Criança

Campanha de Educação
Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!

O Ministério Público do Paraná lança, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, a campanha "Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!". A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e tem por objetivo mobilizar toda a sociedade paranaense a fim de identificar crianças e adolescentes que não estejam matriculados ou frequentando a rede regular de ensino.

 

 

Como funcionará

De hoje, 14 de fevereiro, até o dia 14 de março, educadores e promotores de Justiça de todas as regiões do estado, com o apoio dos Conselhos de Direito e Tutelares, atuarão perante associações, igrejas, instituições públicas e privadas, bem como de toda a população paranaense, pedindo a união da sociedade na busca de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

A comunidade deve orientar os pais ou responsáveis por essas crianças e jovens a procurar a escola estadual mais próxima de suas residências para fazer o cadastramento e a matrícula do estudante.

 

Atuação do MP-PR

A ideia é que todos os promotores de Justiça da Educação e da Infância e Juventude mobilizem a sociedade, bem como a imprensa local, pedindo que todos contribuam com a iniciativa, encaminhando as famílias que possuem crianças e adolescentes fora da escola para o colégio mais próximo de suas casas para fazer o cadastramento.

Os promotores de Justiça serão, junto com os professores, os principais articuladores da campanha, podendo traçar estratégias junto ao Poder Público local, às Redes de Proteção e aos Conselhos Tutelares para acompanhar o cadastramento. Além disso, devem monitorar a oferta de vagas - tanto na rede estadual como na municipal de ensino - a fim de garantir o ingresso dos novos alunos na escola.

 

Veja mais detalhes no ofício enviado às promotorias de Justiça.

Acesse os ofícios encaminhados aos Conselhos de Direito e aos Conselhos Tutelares.

 

Participe!

Se você conhece alguma criança ou adolescente que não esteja estudando, converse com a família para procurarem uma escola próxima e fazerem o cadastro. Todos nós somos responsáveis por garantir esse direito às nossas crianças e jovens!

 

[Fonte: Informe Virtual Extra - 14 de fevereiro de 2011]

 

 

Download:

» Ofício Circular nº 001/2011 MPPR/PGJ - às Promotorias de Justiça
    mobilizacao_promotores_campanha_educacao_of_cir_01_11.pdf
    [opção 1 - formato: DOC - tamanho: 39KB]
    [opção 2 - formato: PDF - tamanho: 93KB]

» Ofício Circular nº 002/2011 MPPR/PGJ - aos Conselhos Tutelares
    mobilizacao_conselhos_tutelares_camp_ed_of_cir_02_11.pdf
    [opção 1 - formato: DOC - tamanho: 74KB]
    [opção 2 - formato: PDF - tamanho: 94KB]

» Ofício Circular nº 003/2011 MPPR/PGJ - aos Conselhos de Direitos
    mobilizacao_conselho_de_direitos_camp_ed_of_cir_03_11.pdf
    [opção 1 - formato: DOC - tamanho: 75KB]
    [opção 2 - formato: PDF - tamanho: 94KB]

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem