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CAOP Informa

15/10/2019

EDUCAÇÃO - Audiência pública sobre Educação de Jovens e Adultos

Foi realizada audiência pública, na quarta-feira passada - dia 09 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa para debater sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os temas em pauta foram o ensino à distância, o congelamento e padronização de cronogramas, a redução de tempo de estudos e a diminuição de disciplinas.

A mobilização proposta pelo Deputado Professor Lemos reuniu representantes de fóruns para discutir possíveis atualizações no modelo da Educação de Jovens e Adultos no estado.

Este Centro de Apoio contou com a participação, na plateia e como simples ouvintes, de seus servidores Elaine Beatriz (Psicóloga) e Régis Sant'Ana (Suporte Técnico) - que redigiram um resumo por tópicos da audiência pública, que também poderá ser assistida na íntegra aqui.

 

Entenda a situação atual

 

Possíveis mudanças no Estudo de Jovens e Adultos é tema de audiência pública na Assembleia

Para debater possíveis alterações no modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) a partir do ano que vem, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD), promoveu na quarta-feira última (9), às 17 horas, uma audiência pública no Plenarinho da Casa. Para a APP-Sindicato e o Fórum Estadual de EJA, a proposta elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) para a modalidade, entre outros pontos, prioriza a profissionalização dos alunos, em lugar da escolarização.

O congelamento e padronização de cronogramas, a redução de tempo de estudos e a diminuição de disciplinas também estão na pauta de debates da audiência que foi solicitada pelo deputado Professor Lemos (PT). De acordo com Hussein Bakri, A Educação de Jovens e Adultos (EJA) "é pautada pela inclusão social. Saber escrever o próprio nome e ter um diploma é sinal de dignidade, algo que não se pode ser negado. A Comissão de Educação está atenta para dar sua contribuição no aprendizado a pessoas, que por motivos diversos, não conseguiram estudar na idade apropriada". O deputado, que também é líder do Governo na Alep, reforçou que possíveis alterações no sistema serão amplamente discutidas pelo Governo.

Por Trajano Budola

[Fonte: ALEP - Assembleia Legislativa do Paraná - 04/10/2019 - texto adaptado]

 

Possibilidade de mudanças na Educação de Jovens e Adultos motiva audiência pública na Assembleia

"Estamos preocupados, a Secretaria vem acenando que quer fazer diferente a EJA no Paraná". A afirmação foi feita pelo deputado Professor Lemos (PT), em referencia à preocupação com possíveis mudanças propostas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) para a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos no estado durante a audiência pública "Educação de Jovens e Adultos - EJA no Estado do Paraná", que aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (9) no Plenarinho da Assembleia Legislativa e reuniu representantes de fóruns, conselhos e sindicatos paranaenses ligados à educação pública.

"É preciso que o governo debata com todos os atores. São estudantes, professores, diretores e profissionais da educação. Existe um fórum estadual da EJA em todo o Paraná, são muitas lideranças e já há um debate acumulado", explicou o parlamentar, proponente da audiência. "Pelas redes sociais correm notícias, por exemplo, de fazer a EJA a distância, de não ter mais EJA para formação geral, apenas de formação profissionalizantes. Ora, ninguém é obrigado a fazer um curso profissionalizante de educação básica. Todos devem fazer a educação geral e depois definir a profissão que seguirão", ressaltou.

Para o presidente da APP-Sindicato, Hermas Leão, a mobilização é importante para a organização coletiva pela "defesa da modalidade de Educação de Jovens e Adultos". "Acreditamos ser possível ampliar as condições de oferta desta modalidade, sobretudo porque trata de brasileiras e brasileiros que não tiveram as condições necessárias de concluir seus estudos na idade correta", frisou. De acordo com ele, o movimento tem posição contrária à educação a distancia, por exemplo. "Compreendemos que as tecnologias são bem vindas, mas devem servir para complementar o trabalho presencial", disse.

Segundo a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos, Maria Aparecida Zanetti, 3,5 milhões de paranaenses não concluíram o ensino fundamental ou não tem instrução alguma. "Atender este direito, pressupõe atende-lo com qualidade, com presença de professores capacitados, de alunos que possam estudar sem pressa e com proposta curricular que atenda 100% de sua carga horaria presencial". Ainda de acordo com ela "o Fundo de Desenvolvimento de Educação Básica só conta matriculas presenciais dos estudantes. Se houver mudanças, o estado não receberá recursos pela matricula deste público", declarou.

Participaram da audiência pública também: o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Francisco Alberto Caricati; Jacir Venturi, do Conselho Estadual de Educação; a diretora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UCME), Claudineia Vischi; a diretora da CEEBJA Herbert Souza, de Londrina, Vilma Maria Rondon Fogagnholi; a professora da UEL, Adriana Medeiros Farias; Leidiane da Silva de Campos, da Articulação Paranaense por Uma Educação do Campo; e o estudante Sirlei Gonçalves.

Por Trajano Budola

[Fonte: ALEP - Assembleia Legislativa do Paraná - 09/10/2019 - texto adaptado]

 

Fotos da Audiência Pública sobre o EJA

Fotografias de Kleyton Presidente, da ALEP, extraídas das páginas do Dep. Prof. Lemos no Facebook.

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Manual do Educador EJA - Alfabetização
(EJA - Educação de Jovens e Adultos)
Realização:   Fórum EJA
Informações adicionais:   Artigos     Publicações Eletrônicas
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 20,73MB - 80 págs - 2013)

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Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos   (EJA)
(Material disponível na página do Portal Educacional do Estado do Paraná - Dia a Dia Educação) Realização:   SEED-PR - Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Informações adicionais:   Publicações SEED-PR     SEED-PR
 
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,11MB - 46 págs - 2006)

 

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Download:   (arquivos PDF)
»   Apresentação elaborada pela SEED/PR sobre situação da EJA
»   Convite para a Plenária do Fórum Paranaense e Audiência Pública - 09/10/2019
»   Nota da Secretaria Educacional da APP Sindicato sobre a medida
»   Plano Estadual de Educação do Paraná   (2015 / 2025)
»   Proposta do Fórum Paranaense de EJA para a educação
»   Resumo por tópicos da audiência pública sobre EJA - 09/10/2019

Referências:   (links externos)
»   ALEP - Assembleia Legislativa do Paraná
»   APP-Sindicato - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná
»   CAOPCAE/MPPR - Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação
»   CEE - Conselho Estadual de Educação
»   CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos
»   DEPEN - Departamento Penitenciário
»   EJA - Educação de Jovens e Adultos
»   ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
»   Fórum EJA - Fórum Paranaense de EJA
»   MEC - Ministério da Educação
»   MPPR - Ministério Público do Estado do Paraná
»   MPT - Ministério Público do Trabalho
»   PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE)
»   SEED/PR - Secretaria Estadual de Educação do Paraná
»   Semana Pedagógica - Gestão Escolar
»   UCME - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Vídeos:   (links externos)
»   Íntegra da audiência pública sobre a EJA - 09/10/2019   (duração 2:50hs)
»   Vídeo reportagem - 09/10/2019   (duração 4:59min)

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