• Criança

Criança e Adolescente

20/05/2016

PRIMEIRA INFÂNCIA - Semana do Brincar

Semana Mundial do Brincar: O brincar que encanta o lugar - De 22 a 28 de maio de 2016

PRIMEIRA INFÂNCIA - Semana do Brincar

A Aliança pela Infância, comemorando seu 15º aniversário em 2016, propõe para a Semana Mundial do Brincar um tema lúdico, como não poderia deixar de ser, e ao mesmo tempo reflexivo: "O Brincar que Encanta o Lugar". Como sempre, a ideia é que a Semana seja um estímulo para um ano inteiro bem brincante.

Defendendo que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, a Aliança propõe que se dê espaço e tempo para a criança brincar. Que seja uma Semana estimulante para o brincar em todo lugar, com um generoso acolhimento para que as crianças possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.

Para dar luz a esse brincar que é fonte de prazer, aprendizado e troca de saberes, que respeita a cultura da infância e faz parte da sua própria essência, a Aliança pela Infância preparou este Guia da Semana Mundial do Brincar, com o tema "O Brincar que Encanta o Lugar", além do cartaz e das bandeirolas que podem ser utilizados em qualquer espaço encantado pela ação da Semana Mundial do Brincar.

Seu objetivo é apresentar textos reflexivos e sugestões práticas, a fim de inspirar educadores, pais, gestores públicos, agentes comunitários e todos os adultos que queiram envolver-se na aventura espacial deste brincar livre e criativo das crianças!

Material de apoio:

Participação:

Informaçõe adicionais:

  • ABCD da Infância
    A Aliança entende que o ABCD da Infância - aprender, brincar, comer e dormir - é o alicerce de uma vida plena e cheia de encantamento. Confira aqui leituras que traduzem e inspiram ações nesses quatro eixos básicos da vida da criança.
  • Notícias
    Confira as últimas notícias ligadas à infância e seus diversos desdobramentos como direitos, saúde, consumo, amamentação, educação e outros.
  • Biblioteca
    Artigos de especialistas, publicações, vídeos e indicações de leituras para inspirar um novo olhar em relação ao tempo da infância. Confira os conteúdos que alimentam a reflexão e a troca de experiências desse movimento.

[Fonte: Aliança pela Infância]

 

- Download PDF -

Semana Mundial do Brincar - Guia 2016
Inspirações para Experiências Felizes
(Desenvolvido com o apoio voluntário da equipe da Olhar Cidadão)
[Fonte: Aliança pela Infância]

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,90MB - 24 págs - 2016)

- Download PDF -

Semana Mundial do Brincar - Guia 2014
Uma Mobilização pelo Tempo da Infância
Organização e edição: Alex Criado
[Fonte: Aliança pela Infância]

Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 7,37MB - 43 págs - São Paulo/SP, 2014)

 

Aliança pela Infância

Um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância.

A Aliança existe para dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir.

O que é a semana mundial do brincar?

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também para a incidência política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal. Todas as atividades da Semana devem ser gratuitas e cada participante atua da melhor forma que puder e estiver ao seu alcance.

Histórico

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes.

No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar infantil como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

[Fonte: Aliança pela Infância]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Calendário
»   Campanhas & Programas

Download:   (arquivos PDF)
»   Semana Mundial do Brincar - Guia 2014
»   Semana Mundial do Brincar - Guia 2016

Referências:   (links externos)
»   Aliança pela Infância

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem