• Criança

Criança e Adolescente

04/01/2016

TRABALHO INFANTIL - Uma em cada quatro crianças abandona a escola, diz TST

 

Tribunal Superior do Trabalho iniciou campanha para combater esse tipo de mão de obra.

***

Lixão é um dos piores locais onde existe exploração do trabalho infantil, segundo o Tribunal Superior do Trabalho
(Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Estadão Conteúdo)

Cerca de três milhões de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no País, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estudos mostram que 90% deles sofrem com a defasagem escolar e que um em cada quatro abandona a escola.

Com objetivo de combater a exploração da mão de obra infantil, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) iniciou no fim de dezembro uma campanha chamada “Trabalho infantil. Você não vê, mas existe". A ideia é quebrar justificativas falsas como a de que é bom começar a trabalhar cedo.

Segundo o TST, as piores formas de trabalho infantil são em lixões, na prostituição, no tráfico de drogas e para atividades domésticas. Ainda de acordo com o tribunal, 49,8% das crianças e adolescentes explorados estão na zona rural e 50,2% nas cidades. Mais da metade não recebe qualquer remuneração fixa.

Kátia Arruda, ministra do TST, diz que a cultura da exploração, somada às desigualdades sociais, à pobreza e à baixa escolaridades são os principais ingredientes do trabalho infantil.

— Essas questões são causas, mas também são consequências do trabalho infantil. Ou seja, existe um círculo vicioso nesse processo.

A magistrada ainda destaca que o Brasil tem ampla proteção às crianças e adolescentes, mas que há milhares de autorizações de trabalho a partir dos nove anos de idade. Somente entre 2005 e 2010, foram 30 mil.

— Não estamos tratando do que está no papel, mas do que é realizado efetivamente no Brasil.

Do R7

[Fonte: R7 Notícias - Record News - 04/01/2016]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Educação
»   Trabalho Infantil

Referências:   (links externos)
»   IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
»   TST - Tribunal Superior do Trabalho

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem