• Criança

Criança e Adolescente

12/02/2015

OFÍCIO CIRCULAR - Of. nº 026/2015 - Respostas às Denúncias Disque 100

 

Ofício nº 026 / 2015 Curitiba, 12 de fevereiro de 2015

 

Senhor(a) Promotor(a):

 

Como é do seu conhecimento, em razão de convênio celebrado entre o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal - CNPG e a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República -SDH/PR, este Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança, do Adolescente e da Educação foi incumbido de repassar as denúncias provenientes do "Disque-Direitos Humanos - Disque100" às Promotorias de Justiça do Estado do Paraná.

Desde 1º de janeiro de 2015, as referidas denúncias passaram a ser enviadas por este Centro de Apoio ao e-mail do Promotor de Justiça correspondente através do sistema SONDHA (Sistema de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e Atendimento), o que permite o acesso ao formulário de resposta da Secretaria dos Direitos Humanos diretamente pela Promotoria de Justiça.

Assim sendo, tendo em vista a necessidade de otimizar e agilizar o trânsito das informações entre as Promotorias de Justiça destinatárias das denúncias provenientes do "Disque 100" e a Secretaria dos Direitos Humanos, de modo a melhor atender o disposto no aludido convênio, informamos que as denúncias doravante encaminhadas via e-mail por este CAOP terão abaixo um link e um código que darão acesso ao formulário resposta da SDH, que deverá ser respondido em momento oportuno, tão logo haja informação acerca dos encaminhamentos efetuados e do resultado obtido.

Vale destacar que, com tal inovação, as respostas poderão ser enviadas pelas Promotorias de Justiça diretamente à Secretaria dos Direitos Humanos, não mais havendo necessidade da intermediação deste CAOP para tanto, ressalvada a ocorrência de alguma situação excepcional que a justifique.

Na perspectiva de orientar os(as) colegas sobre como proceder, elaboramos um "passo a passo" sobre o tema, que pode ser acessado por meio do link http://www.crianca.mppr.mp.br/...conteudo=1744.

No mais, permanece a sugestão de instituição, nos diversos municípios que compõem a comarca, de uma política pública mais abrangente destinada ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência que, dentre outras ações (algumas das quais previstas no art. 70-A, da Lei nº 8.069/90 [nota]), contemple a criação de mecanismos destinados a assegurar o registro, a sistematização e o compartilhamento de informações entre os diversos órgãos e agentes encarregados tanto da proteção das vítimas quanto da responsabilização criminal dos vitimizadores, assim como a criação ou adequação de um programa ou serviço especializado no atendimento desta demanda, que por sua elevada complexidade não admite abordagens desqualificadas e/ou meramente "formais".

Material sobre o tema pode ser encontrado na página deste CAOPCAE na internet, no tópico relativo ao "Combate à Violência".

Sem mais para o momento, aproveitamos o ensejo para renovar votos de elevada estima e distinta consideração.

 

RÉGIS VICENTE SARTORI
Promotor de Justiça
MURILLO JOSÉ DIGIÁCOMO
Procurador de Justiça - Coordenador

 

Nota do texto:

Dispositivo incorporado à Lei nº 8.069/90 pela Lei nº 13.010/2014.

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
»   Convênio: Disque Direitos Humanos - Disque 100 - Termo de Compromisso (SDH / CNPG / MP-PR)
»   Disque 100 - Disque Direitos Humanos - Disque Denúncia Nacional
»   Formulário Resposta Disque 100: Diretamente no sistema SONDHA
»   Ofícios Circulares

Notícias relacionadas:   (links internos)
»   (21/05/2014) ENTREVISTA - Disque 100 e aplicativo de celular ajudam a combater violência
»   (21/05/2014) LEGISLAÇÃO - Dilma sanciona lei que torna exploração sexual de menores crime hediondo
»   (28/02/2014) CAMPANHA - Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente
»   (27/02/2014) ENFRENTAMENTO - Subsidiárias da Petrobras reforçam compromisso

Download:   (arquivo PDF)
»   Cartilha: Disque Denúncia Nacional

Referências:   (links externos)
»   CNPG - Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal
»   SDH/PR - Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem