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21/08/2013

EDUCAÇÂO - Índice avalia escolas de educação especial

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Obras são custeadas por empresas e têm apoio de voluntários (Foto: ASID)

Obras são custeadas por empresas e têm apoio de voluntários
(Foto: ASID)

Dívidas, problemas de estrutura e falta de capacitação de gestores são os principais problemas apontados pela ONG Asid (Ação Social para Igualdade das Diferenças) nas escolas filantrópicas de educação especial de Curitiba.

A entidade criou o IDEE (Índice de Desenvolvimento da Educação Especial), que avalia 39 indicadores dentro de nove pontos que têm impacto direto na gestão das escolas e na qualidade do ensino: finanças, marketing, captação de recursos, infraestrutura, jurídico, liderança, recursos humanos e impacto social. "Muitas estão endividadas, não sabem como buscar recursos para projetos, precisam de reformas em salas de aula, corredores e banheiros", conta Alexandre Amorim, diretor de Projetos da Asid.

O índice permite o diagnóstico das instituições e a definição de intervenções diretas. A partir daí, a Asid aplica projetos como o Capacita, que oferece cursos aos gestores, e o Mão na Massa, que prevê obras com apoio de voluntários e da empresa júnior da UFPR (Universidade Federal do Paraná). "A proposta é que as intervenções resultem na melhoria da gestão e da qualidade de ensino, e na consequente abertura de vagas, ajudando a suprir uma demanda reprimida em Curitiba", explica Amorim.

Este ano, o IDEE foi aplicado em oito instituições. Houve quatro reaplicações, para acompanhamento das ações. A aplicação do índice e os projetos são gratuitos para as escolas - os custos são bancados por empresas parceiras e pela Campanha Especial, feita em conjunto com bares e restaurantes. Mais informações em www.asidbrasil.org. br.

Metro Curitiba

[Fonte: Metro Curitiba - Edição nº 580, ano 3 - 20/08/2013 - pág. 3]

 

IDEE - Índice de Desenvolvimento da Educação Especial

IDEE - Mensurar o impacto. Criar soluções.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Especial (IDEE), é uma medida comparativa que tem como objetivo mensurar o impacto social e o nível de desenvolvimento que encontra-se a gestão das Escolas Especiais Gratuitas.

A medição do IDEE é realizado através de indicadores que abrangem toda a Escola, desde o Financeiro até a Satisfação dos Pais de Alunos. Com isso, temos:

• Um diagnóstico completo da instituição, conhecendo os pontos melhoria e realizando o melhor projeto para cada Escola.

• Atuação em escala (mais escolas), sendo uma forma de incentivo continuo para o desenvolvimento da Educação Especial.

• Monitoramento dos resultados, auxiliando a implementação das medidas corretivas necessárias.

Com o Índice de Desenvolvimento da Educação Especial, estaremos impactando diretamente nas Escolas Especiais, melhorando a qualidade de ensino e aumentando o número de vagas.

Relatório de Impacto 2012

[Fonte: ASID - Ação Social para Igualdade das Diferenças]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Educação
»  Estatísticas

Referências:   (links externos)
»  ASID - Ação Social para Igualdade das Diferenças
»  CAOP da Criança e do Adolescente e da Educação - MP-PR (Área da Educação)
»  IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
»  INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Censo Escolar)
»  Metro Curitiba

 

 

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