• Criança

Criança e Adolescente

01/08/2013

CALENDÁRIO - Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada em agosto

Compartilhar no Facebook©

 

Aleitamento Materno

Entre os dias 1º e 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno - SMAM, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação para a saúde de mulheres e crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Saiba mais sobre o aleitamento materno nesta matéria do VIA BLOG: Toda criança tem direito ao aleitamento materno

Com a campanha, pretende-se melhorar a saúde de crianças com até cinco anos de idade em todo o mundo, uma vez que o leite materno é responsável por imunizar os bebês contra doenças respiratórias crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose. Por isso, a OMS orienta que a alimentação da criança seja exclusivamente o leite materno até os seis meses e, a partir daí, que a amamentação vá sendo complementada com outros alimentos até os dois anos de idade ou mais.

Ainda de acordo com dados da OMS, a desnutrição está relacionada a uma em cada três mortes de crianças com até cinco anos de idade. Dessas mortes, mais de dois terços estão associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida do bebê.

O slogan da campanha deste ano, escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é "Aconselhamento em amamentação: perto das mães". Alinhada ao tema, a campanha elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP trará a mensagem "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você".

Com isso, espera-se promover cinco objetivos: conscientizar sobre a importância dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) no apoio às mães para iniciarem e manterem a amamentação; informar o público sobre os benefícios dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e unir esforços para ampliar esses programas; incentivar quem apoia a amamentação, independentemente de suas profissões, a dar um passo à frente e capacitar-se no apoio às mães e seus bebês; identificar apoio comunitário a quem as mães que amamentam possam recorrer; e convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida para melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva.

Com informações do Portal Brasil

[Fonte: Via Blog - 29/07/2013]

 

- Download PDF -

Turma da Mônica em: Cuidados com o Bebê
(Puericultura de A a Z)
Produzido pela Mauricio de Sousa Produções
 
[Fonte: Turma da Mônica]
 
(formato PDF - tamanho 2,05MB - 14 págs)

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»  Calendário de Comemorações na Área da Criança, do Adolescente e da Educação
»  Publicações: Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa

Referências:   (links externos)
»  10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida
»  Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno
»  Bancos de Leite Humano - Localização e Relatórios
»  FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
»  Ministério da Saúde
»  OMS - Organização Mundial da Saúde (espanhol)
»  Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
»  SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria
»  SMAM - Semana Mundial de Aleitamento Materno

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem