• Criança

Criança e Adolescente

01/11/2012

EVENTO - São José dos Pinhais debate política de proteção a crianças e adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São José dos Pinhais, em parceria com o Instituto Votorantim, Pratein Consultoria e PUC-PR, realizaram o primeiro diagnóstico municipal do panorama das violações de direitos de crianças e adolescentes na manhã desta quarta-feira (31), na Universidade Católica do Paraná (PUCPR) de São José dos Pinhais.

O principal objetivo do diagnóstico é apresentar o perfil das crianças e adolescentes com direitos violados, bem como quantificar a incidência de violação existente no município e sua relação com as medidas aplicadas. O resultado do diagnóstico subsidiará o Conselho e a Prefeitura no desenvolvimento da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente de São José dos Pinhais.

Segundo Luciana Juliatto, Secretaria Executiva do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), como porta de entrada para esse trabalho, foram usados dados do Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacias do Adolescente e da Mulher e Delegacia de Polícia Civil. “Esses dados foram usados para verificar a situação hoje, iremos dar continuidade a este trabalho com a participação das redes locais”, relata Luciana.

A construção do diagnóstico foi iniciada no Conselho Tutelar e em seguida nos demais segmentos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). O processo consiste em uma prática contínua, cuja atualização é essencial para o aprimoramento das demais atividades que visam à garantia de direitos da população infanto-juvenil. O documento mostra a importância cooperação entre órgãos públicos do sistema de segurança e de justiça, Conselhos de Direito e Tutelar, Sociedade Civil organizada e políticas públicas como Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, entre outras.

De acordo com a palestrante Jimena Djauara Nunes da Costa Grugnani, conselheira estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, o projeto “Conhecer para Transformar” surgiu a partir do reconhecimento da insuficiência de dados oficiais. A parceria foi formalizada em dezembro de 2010, e suas atividades foram iniciadas em fevereiro de 2011, por meio do repasse de recurso específico ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Dentre as autoridades presentes, o secretário municipal da Assistência Social Leone do Rocio Leal parabenizou a organização e em nome da Prefeitura e do prefeito Ivan Rodrigues, agradeceu pela parceria neste trabalho.

Prefeitura de São José dos Pinhais
Todos os direitos reservados
Rua Passos de Oliveira, 1.101 - Centro - CEP 83030-720 - São José dos Pinhais - PR
PABX (41) 3381-6800 FAX (41) 3381-6834
CNPJ: 76105543/0001-35

[Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais - Notícias - 01/11/2012]

 

- Download PDF -

Diagnóstico dos Direitos Violados de Crianças e Adolescentes
Município de São José dos Pinhais
Produção: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (SJP/PR)
Organização: Jucimeri Isolda Silveira (PUCPR, Grupo Marista)
Apoio: Banco Votorantim e Via apoio ao ECA
(formato PDF - tamanho 1,12MB - 171págs - 2012 - 1ª edição)
 

- Download PDF -

Fontes Sobre a Infância
Diagnóstico de fontes de informação sobre a criança e o adolescente
Lançado em 12/04/2012 em evento próprio
(formato PDF - tamanho 1,38MB - ano 2012)
[outra opção de download: Marista - Rede de Solidariedade]
[Fonte: Marista - Rede de Solidariedade]

 

Secretario Leone do Rocio Leal parabenizou a organização e em nome da Prefeitura.
A partir da esquerda: Leone do Rocio Leal - Secretário Municipal de Assistência Social, Clemen Silvia Gomes - Promotora de Justiça, Márcia Tavares dos Santos - Presidente do CEDCA/PR, Jucimeri Isolda Silveira - Professora e organizadora do diagnóstico, e Monique da Costa Martins - Presidente do CMDCA de São José dos Pinhais. (Foto: Silvio Ramos)

 

Matérias relacionadas: (links internos)
»  Estatísticas (índice)

»  Fontes de informação sobre a criança e o adolescente

  

Referências: (links externos)
»  Diagnóstico On-line
»  Marista - Rede de Solidariedade
»  Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
»  Via blog - Apoio ao ECA

  

  

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem